Prótese de Panturrilha

É inegável o poder que um belo par de pernas exerce sobre homens...

... e mulheres.


*Nota do bloggeiro - Pus a foto do Beckham muito a contragosto.


Infelizmente a atividade física tem eficácia limitada na busca pelas pernas perfeitas. É óbvio que exercícios aeróbicos e musculação deixam as pernas mais definidas e torneadas, porém o ganho de volume é muito pequeno, especialmente na panturrilha, conhecida por muitos como "batata da perna" ou "barriga da perna".

O objetivo deste post não é, de forma alguma, desestimular a prática de exercícios. Muito pelo contrário! Além dos benefícios estéticos já mencionados, é mais que conhecido por todos os benefícios que os exercícios trazem à saúde.



Entretanto, o fato é que a genética, sem a menor sombra de dúvida, é o fator determinante na constituição das pernas.


As próteses de silicone para a panturrilha foram criadas na década de 70 na França, inicialmente com o intuito de corrigir ou atenuar as deformidades decorrentes da poliomielite. Felizmente esta terrível doença encontra-se erradicada no Brasil e em grande parte do mundo. Já no final da mesma década surgiu, com o intuito de ajudar os "geneticamente desfavorecidos",  a cirurgia de aumento das panturrilhas. Para tal são utilizados implantes de silicone gel de formato anatômico, ou seja, que imitam o formato da musculatura posterior da perna.



Através de uma incisão de 4 a 5 cm na prega poplítea, esta dobrinha que todos temos na parte de trás dos joelhos, insere-se o implante de silicone. A localização da incisão em uma dobra natural faz com que a cicatriz resultante fique "camuflada", o que permite que nos casos de boa cicatrização fique praticamente imperceptível.  A prótese é então posicionada no plano subfascial, espaço entre a musculatura e a aponeurose, espécie de "capa" que recobre todo músculo. A localização subfascial dificulta o deslocamento da prótese e confere naturalidade a cirurgia de aumento da panturrilha.


A anestesia mais freqüentemente utilizada na cirurgia de aumento das panturrilhas é a peridural. Clique aqui para saber mais sobre os tipos de anestesia.

No pós-operatório é recomendável a utilização de uma meia-calça elástica de leve compressão por 30 a 45 dias. É solicitado ao paciente que mantenha repouso relativo por 5 a 7 dias com os membros inferiores elevados com o intuito de reduzir o edema das pernas. Com uma semana o paciente pode retornar as atividades cotidianas e com 1 mês está liberado para fazer exercícios. Mulheres também devem evitar o uso de sapatos de salto alto na primeira duas semanas de pós-operatório.

78 comentários:

Claudia disse...

A panturrilha da cunhada da Lilian, minha amiga, (lembra dela?) ficou perfeita!
U-HU pro Beckham, bota mais!!!

Natalia disse...

Tenho pernas grossas, mas minha panturrilha não é tão delineada quanto eu gostaria. Gostaria de saber se essa cirurgia é indicada somente para quem tem canela fina ou se para o meu caso ela também serve.

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara Natalia

A prótese de panturrilha pode sim dar uma maior definição as mesmas em casos em que a camada de tecido adiposo (gordura) não seja espessa.

Infelizmente, para dizer se há indicação no seu caso, somente examinando-a.

Att,

Ana Paula disse...

Boa tarde!!!
Parabéns pelo blog...
Recentemente aqui na minha cidade um amigo fez uma cirurgia de protese na panturrilha e teve complicações e precisou amputar as duas pernas.
Qual seria um dos motivos ?
Obrigado...
Sucesso..
bjus

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara Ana Paula

Obrigado pelos elogios.

Infelizmente não há como eu dar uma opinião sobre o caso do seu amigo sem ter acesso aos detalhes da cirurgia e do pós-operatório.

Espero que compreenda.

Att,

Proibidinha disse...

Boa noite e parabéns pelo blog!

Se eu colocar uma prótese de panturrilha, deverei depois de um certo tempo trocar de prótese ou nunca precisarei trocar? Eu pergunto, porque dizem ser uma cirurgia extremamente perigosa e não gostaria de passar pelo procedimento duas vezes!
Desde já agradeço! Raquel

Dr. Carlos André Meyer disse...

Olá Proibidinha

Obrigado pelos elogios.

A cirurgia de prótese de panturrilha está longe de ser perigosa. Como toda cirurgia, ela também apresenta riscos, mas eles são pequenos.

A prótese de panturrilha tem, em princípio, durabilidade para a vida toda. Sendo assim não necessita ser trocada após determinado prazo. Trocas são feitas quando por ventura ocorre algum problema inesperado com o implante ou quando o/a paciente deseja alterar o tamanho da prótese.

Att,

R$5.99 BLUSINHAS DE VISCOLYCRA disse...

Boa tarde
Eu gostaria de saber Dr Carlos, coloca simetrica de panturilha... estou a dias no Rio procurando um especilista, mas infeslimente não enontrei... somente de protese assimétrica.
Aguardo retorno
Muito obrigada
Adriana

Anônimo disse...

Boa noite Dr Carlos

Eu gostaria de saber se vc coloca protese de panturilha simetrica.
Qual a diferença da protese de pantuilha simetrica e assimetrica?
Obrigada

Dr. Carlos André Meyer disse...

Na maioria dos casos utilizo próteses de panturrilha assimétricas (como a da foto presente neste texto). As próteses assimétricas apresentam maior largura e projeção em sua parte superior e vão progressivamente afilando em direção a sua extremidade inferior. Desta forma a prótese acompanha o formato da panturrilha além de proporcionar maior volume onde realmente é mais desejável, que é a parte superior da panturrilha.

Rosemary Barros Nascimento disse...

Dr. Carlos, Antes de mais nada, Parabéns por sua iniciativa, isso sim é um ato de doação. Meu nome é Rosemary, tenho 41 anos e sou do interior de Minas Gerais. Sou portadora de sequela de Paralisia infantil e tenho a perna esquerda bem mais fina que a direita. Gostaria de saber se o senhor poderia me indicar alguém que possa fazer uma prótese, possívelmente de silicone (se é que isso existe), para igualar o diâmetro da minha panturrilha esquerda, ou se pro meu caso o mais indicado seria mesmo a cirurgia de panturrilha. Meu e-mail é rbarrosnascimento@yahoo.com.br. Agradeço enormemente, pois, este problema mexe muito comigo.

Dr. Carlos André Meyer disse...

Olá Rosemary

Respondi seu comentário por e-mail conforme solicitado.

Att,

T@TY disse...

Ola Parabens pelo blog...

Eu tenho 30 anos, e nunca uso saia short ou qualquer roupa curta as minhas pernas são muito finas eu nao tenho panturrilhas. E infelizmente nao tenho condições de custear a cirurgia. Ja ouvi falar de hospital universitário que faz esse tipo de cirurgia com descontos mais acessível . Por favor poderia me dar essa informação mas detalhada por e-mail se possível?
Ficarei eternamente grata, pois fazer essa cirurgia é um sonho que acalento ha muito tempo.

Dr. Carlos André Meyer disse...

Olá T@ti

Obrigado pelo elogio.

Você esqueceu de informar o seu e-mail para que possa respondê-la da forma que solicitou.

Att,

T@TY disse...

Ola Dr. Carlos obrigada.
e meu e-amil é tatyribeiro26@hotmail.com

Ah posso divulgar seu blog no meu facebook?

Grata, Taty

nina disse...

Ola Dr.Sou do tipo magra, tenho as coxas perfeitas a minha medida, mas minhas pernas sao muito finas. Esta prótese de panturrilha so da forma na parte de cima? e a parte inferior da perna como fica?
queria saber um valor estimado da cirurgia. e mais informacoes que o Dr achar importante pra mim.
obrigada.
naliarte@hotmail.com

Dr. Carlos André Meyer disse...

Olá Nina

Respondi o comentário por e-mail conforme solicitado.

Att,

Curso 24 horas, Compromisso com o seu SUCESSO! disse...

por favor, tenho panturrilhas bonitas mas desde meus 16 anos começou a coçar e dai criaram estrias, penso em fazer plastica apenas para tirar as estrias esticando a pele, quanto custa mais ou menos... e qual risco corro... e fica cicatriz...
obrigada!

gisaah.castro@gmail.com

GiH de Castro disse...

por favor, tenho panturrilhas bonitas mas desde meus 16 anos começou a coçar e dai criaram estrias, penso em fazer plastica apenas para tirar as estrias esticando a pele, quanto custa mais ou menos... e qual risco corro... e fica cicatriz...
obrigada!

gisaah.castro@gmail.com

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara GiH de Castro

Seu comentário foi respondido via e-mail, conforme solicitado.

Att,

billy disse...

Olá sou o billy gostaria de saber se a bioplastia de panturrilha tem um resultado satisfatório e quantas aplicações serão precisas e se tem q estimular (academia) os músculos após a aplicação e se o custo é bem mais em conta q uma cirurgia....Obrigado doutor!

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Billy

Sou radicalmente contra a bioplastia. Sugiro a leitura deste post - http://www.oblogdeplastico.com/2009/12/bioplastia-e-seus-riscos.html

Sim, o custo da bioplastia é muito inferior a de uma cirurgia de prótese de panturrilha.

Att,

Anônimo disse...

Olá Doutor,
Gostaria de parabeniza-lo pelo blog. Sua iniciativa poderá ajudar muita gente a se decidir acerca do procedimento correto. Tenho uma duvida doutor, esse implante contempla a parte inferior da perna (canela) ou engrossa apenas a batata (panturrilha)
Obrigada
abraço

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara Anônima

Obrigado pelos elogios.

O implante é inserido na parte posterior da perna. Desta forma o ganho de volume ocorre principalmente na "batata da perna". Entretanto este aumento de volume posterior se reflete indiretamente na parte anterior da perna, proporcionando visualmente um aumento de volume quando a perna é vista pela frente.

Atenciosamente,

htpp://RealBordado disse...

Oi Dr. Carlos, adorei o teu blog, nossa como ajuda a gente com algumas duvidas, leio muito a respeito de cirurgias plásticas, eu não gosto muito das minhas pernas, aliás das minhas panturrilhas, este musculo é muito difícil de ser trabalho com exercícios, o meu é mais voltado para as laterais externas, o que dá uma aparência de perna de homem;(acho terrível e dificilmente ponho roupas que aparecem as pernas), eu sei que é difícil sem o sr. ver mas eu preciso de uma luz, muito obg...

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara Realbordado

Obrigado pelos elogios.

Infelizmente, como você já suspeitava, não há como eu te dar uma opinião em examiná-la. Espero que compreenda. Espero que compreenda.

Sugiro consultar-se com um cirurgião plástico.

Att,

Anônimo disse...

Ola Dr Carlos! Eu estou querendo fazer cirurgia de panturrilhas mas quando li um dos comentarios onde a pessoa relata que seu amigo teve que amputar as pernas fiquei com muito medo.Isso realmente pode acontecer?
Obrigada e sucesso

Anônimo disse...

Olá Dr. Carlos,

Tenho a panturrilha fina e o tornozelo, 32 cm de panturrilha e 19 cm o tornozelo, quantos ml seria necessário para obter um bom resultado, meu sonho é vestir vestdido, short e saia, por mais que tente trabalhar isso em minha cabeça, quando eu resolvo usar, involuntariamente me vejo me escondendo pelos cantos, é incontrolável... Conhece algum colega que possa indicar em Salavador? milenabarretto@bol.com.br

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara Anônima

Além deste relato aqui no blog, nunca soube de um caso em que houvesse necessidade de amputação dos membros inferiores em decorrência de uma cirurgia de prótese de panturrilha.

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara milenabarretto

Seu comentário foi respondido via e-mail conforme solicitado.

Att,

daniel disse...

o preço da cirurgia varia de quanto à quanto?

Anônimo disse...

Dr. Carlos André Meyer Meu nome é Tiago e meu caso é parecido com o da Rosemary,o qual ela se refere a uma panturrilha mais fina que a outra,no meu caso eu nasci com um problema na perna esquerda e usei geso recem nascido isso deixou minha perna direita bem mais fina que a outra na região da panturrilha,e a minha duvida é a mesma dela existe uma protesse que iguale as duas panturrilhas? Por favor me ajude com essa informação pois tenho 22 anos e so fui numa pra duas vezes em minha vida quando era crianca nem lembro mais ao certo quando foi e detalhe amo praia mais nao posso ir pois nao uso short por esse motivo,falo do interior da Bahia,muito obrigado,meu e-mail é tiago.souza@bravocm.com.br

Dr. Carlos André Meyer disse...

Olá Daniel

O preço de uma cirurgia é determinado por diversas variáveis. Portanto não há como eu dizer valores mínimos e máximos para qualquer cirurgia. Sugiro ler o seguinte post:
http://www.oblogdeplastico.com/2011/09/quanto-custa-uma-cirurgia-plastica.html

Att,

Anônimo disse...

Dr, gostaria de saber sobre as proteses de panturrilha se podem ser colocadas na parte interna tb ou so na parte posterior. E se a parte do tornozelo, fazendo lipoenxertia tem resultado ou a pele dessa area nao expande muito para isso.
Obrigada,
Cynthia

Anônimo disse...

Ah, se puder me meanda resposta pelo e-mail dr.cynthiacarneiro@hotmail.com

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara Cynthia

Seu comentário foi respondido via e-mail conforme solicitado.

Att,

Milena disse...

Quem tem varizes pode fazer a cirurgia de prótese de panturrilha? e após a cirurgia a pessoa pode fazer corridas normalmente?

leila disse...

Doutor tenho pernas finas e tortas ,sofro com isso desde a adolesçencia.tenho 1,70 de altura e peso 54,5 Gostaria de saber o tamanho da protese que normalmente o doutor usa para corrigir,e dar volume nestes casos.140 ou 180?obrigada.

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara Milena

Depende do grau de severidade das varizes.

Não há limitações quanto a exercícios físicos em pacientes que colocaram próteses de panturrilha.

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Olá Leila

Só há como definir o melhor volume dos implantes através do exame físico da paciente. Espero que compreenda.

Att,

Anônimo disse...

Dr. Boa tarde. Eu coloquei protese na panturrilha em 06/11/2011, hj faz 40 dias mais ou menos. Porem ainda sinto dor na prótese, mas a medica disse ser normal. Eu achei que esta mto grande, gostaria de saber se a prótese desincha e quanto tempo leva para desinchar? pois ainda estou inchada. Agradeço.
Denise

Anônimo disse...

Boa tarde dr. gostaria de saber quanto tempo pra desinchar a perna apos a colocação da protese, eu coloquei a 40 dias e sinto mta dor nos tornozelos, mesmo fazendo mta drenagem. Ainda esta muito inchado.

Agradeço,

Leandro L. disse...

Olá Dr. Carlos, boa tarde. tenho panturrilha e tornozelo considerados finos a panturrilha com circunferência de 32 cm, e tornozelo com 21 cm, qual medida ideal de uma panturrilha e tornozelo? qual seria um tamanho ideal para o meu caso?? Grande Abraço.. se puder responder em meu email: leandrotremeterra@bol.com.br obrigado

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara Denise

O tempo de recuperação pós-operatória depende de inúmeros fatores como por exemplo tamanho da cirurgia, velocidade individual de recuperação, obediência às orientações pós-operatórias, etc. D

Desta forma, não há como eu dar uma opinião individual sobre o seu caso sem poder examiná-la. Espero que compreenda.

O local da cirurgia sempre fica inchado. Entretanto não posso afirmar se você com 40 dias ainda está apresentando inchaço ou não, pelos motivos acima expostos.

Sugiro ter uma conversa franca com sua cirurgiã plástica sobre suas dúvidas, pois ela é a pessoa mais indicada para dirimir suas dúvidas, uma vez que foi ela quem a operou e é ela que está acompanhando sua recuperação pós-operatória.

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Leandro

Seu comentário foi respondido via e-mail conforme solicitado.

Att,

janalima disse...

olá Dr. me chamo janaina e ja faço musculação há 2 anos, e faço treinos semanalmente pra panturrilha, mas nao tenho genética pra esse musculo ja cheguei ate desistir de treina los.. Hj estou disposta a pagar por um par de panturrilhas pq nao da mais pra esperar elas crescerem isso demoraria anos pra aumentar 1 ou 2 cm.. Moro no maranhao, mas vc poderia ta me indicando alguem que faça essa cirurgia no Goiás? E da pra fazer engrossamento do tornozelo tbm ? obrg,. janalimanutricionista@live.com

Dr. Carlos André Meyer disse...

Olá Janaína

Seu comentário foi respondido por e-mail conforme solicitado.

Att,

girlene disse...

Fiz uma cirurgia de panturrilha por q nao tinha musculos nessa parte q chamamos de panturrilha. Coloquei protese assimetrica de 140 ml, mas depois achei q teria q ter sido mais. agora, quero aumentar. Ficou otima olhando de lado,mas olhando de frente queria q tivesse mais um volume. ja vi casos q se usam 2 proteses em cada perna pra da um volume de lado e de frente.Será q tenho q trocar por uma de 180 ou poderia so acrescentar uma simetrica de 70 ml?

Anônimo disse...

lokikl

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara Girlene

É impossível opinar sobre qual a melhor opção para o seu caso sem examiná-la.

Sugiro retornar ao seu cirurgião plástico e expor suas dúvidas para ele.

Att,

Anônimo disse...

Tenho 45 anos, sou magra mas minha panturrilha e tornozelo parecem atrofiados, usei botas ortopédicas pesadas...sou muito complexada. O senhor pode me dizer em média quanto fica a cirurgia? Se resolve o problema do tornozelo? Obrigada. amaralua1@yahoo.com.br

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara amaralua1

Seu comentário foi respondido via e-mail conforme solicitação.

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara roxycarvalho

Seu comentário foi respondido via e-mail conforme solicitação.

Att,

Anônimo disse...

Gostaria de saber se a protese de panturrilha,resolve também o problema da canela fina. Porque minha canela é muito fina e se eu aumentar a parte da panturrilha e deixar a parte do tornozelo continuar fina vai ficar muito desproporcional.

Ana Paula Pires disse...

Olá Dr. Carlos, no caso da prótese de panturrilha, como fica o nervo ciático? Ele não passa dentro do gastrocnêmio? Se aumentar o volume da região não é possivel que comprima o nervo? Se Deus permitir vou fazer essa cirurgia de colocação de próteses de panturrilhas e gostaria muito de saber qual é o valor cobrado pelo senhor para a realização dessa cirurgia. Ah, quero realizar junto uma minilipo na região do abdome e tríceps e utilizar essa gordura para preencher a região dos côncavos dos olhos e demais áreas da face.Aguardo um parecer do Dr.Obrigada.Abraços. obs: Meu email é anagogora@hotmail.com

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara Anônima

Não entendi exatamente o que você quis dizer com "canela fina".

A prótese de panturrilha irá aumentar o volume da musculatura posterior, a chamada "batata" ou "barriga" da perna.

A prótese de panturrilha não traz grande benefício para o tornozelo.

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara Ana Paula

Seu comentário foi respondido via e-mail conforme solicitação.

Att,

Anônimo disse...

Olá Dr. Carlos André!
Tenho 23 e meu caso é parecido com o da Rosemary e do Thiago.
Tenho uma panturrilha mais fina que a outra,sofri um acidente e fiquei por muito tempo com gesso na perna, deixando minha perna bem mais fina que a outra na região da panturrilha. Tenho a mesma dúvida deles, existe uma prótese que iguale as duas panturrilhas?!? Posso fazer a cirurgia e vou obter resultados satisfatórios? Não uso saias, shorts, tenho vontade de usar.
Por favor, preciso de uma resposta.
Desde já agradeço.
e-mail: lis_silva2@hotmail.com

Anônimo disse...

bom dia eu quero saber se tem solusão a minha duvida e quer eu tenho uma panturrilha mas grossa quer a outa .eu posso colocar prótese de panturrilha e quanto custa no meu caso obrigado se mi responder minha duvida...

Anônimo disse...

meu nome e flaviana..ola d. eu tenho 16 anos e tenho uma panturrilha mas grossa quer a outra e messe meu caso poso colocar''prótese na panturrilha . obrigado por mi responder.. e quanto custa messe meu caso

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara lis_silva2

Seu comentário foi respondido via e-mail.

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara Flaviana

Em teoria é possível sim realizar o implante de próteses de silicone de tamanhos diferentes com o intuito de igualar as panturrilhas.

Entretanto para saber se especificamente no seu caso a cirurgia está indicada é necessário examiná-la. Sugiro consultar-se com um cirurgião plástico.

Não discuto valores de cirurgia na área de comentários. Espero que compreenda.

Att,

Anônimo disse...

Ola dr.carlos. Gostaria por gentileza que me tirasse algumas duvidas por email. Eu tenho a canela vwm fina e panturrilhas desproporcionais a minha coxa. Mas acredito q o meu maior problema seja na parte lateral pois olhando de frente minha perna chega a ser torta abaixo do joelho qd comparado com a coxa.eu gostaria de saber se vc recomenda a protese para o meu caso e se vc atende no rj e qual o endereco.se nao gostaria da indicacao de outro profissional competente. Segue meu email: n.monsores@hotmail.com obrigada,naty.

Anônimo disse...

Ola Dr.
Fiz implante de proteses de panturillhas assimetricas há 8 dias. Estou achando que a parte superior está muito alta.Meu médico diz que é normal pelo inchaço, mas gostaria de uma opinião. Posso te mandar uma foto para que vc me diga se parece estar na posição correta? Obrigada!

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara Naty

Seu comentário foi respondido via e-mail conforme solicitado.

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara Anônima

Não realizo avaliação de casos por fotografia. O exame físico da paciente é indispensável para o ocrreto diagnóstico. Espero que compreenda.

De qualquer forma, penso que ainda está muito recente para se avaliar o resultado de uma cirurgia plástica.

Att,

Cláudia disse...

Dr. Carlos André, como vai?
Pena não ter encontrado seu blog em 2007, quando fiz minha cirurgia. Eu era extremamente complexada (tenho 1,76 m, era muito magra e com umas panturrilhinhas de dar dó... rs). Hoje, sou muito mais segura e adoro colocar shorts, saias, vestidos. Mas, apesar de toda esta autoconfiança, ainda ficaram as cicatrizes aparentes (não é quelóide) e eu sinto que vistas pelo ângulo interno, minhas panturrilhas são bem sobressalientes. Além disso, na parte final da prótese (aonde há o afunilamente), ficou um calombinho. Observando bem, dá para perceber que não é músculo. Isso é normal nas cirurgias? Parabéns pelo seu blog: simples, direto e elucidativo. Feliz ano no vo!

Dr. Carlos André Meyer disse...

Olá Cláudia

Infelizmente não é possível dar uma opinião sobre o seu caso sem examiná-la. Seria leviano de minha parte. Espero que compreenda.

Obrigado pelos elogios e um feliz 2012 para você também.

Att,

Anônimo disse...

Olá Dr Carlos André, é o meu sonho colocar silicone nas pernas, quero muito poder usar saias, vestidos...Enfim, sei que você não tem como dar o preço a cirurgia, mas gostaria de saber quanto mais ou menos preciso dispor para tal procedimento, e se possível gostaria que me respondesse pelo meu e-mail:marinagrucci@hotmail.com
Obrigada.

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara Marinagrucci

Seu comentário foi respondido via email conforme solicitado.

Att,

João disse...

Olá Dr. Me chamo João e moro no interior do estado de SP ( região proxima a campinas )sou muito complexado em relação a minha panturrilha ela é extremamente fina ( 34 cm ) esse complexo está atrapalhando a minha vida, ou melhor, estou deixando de viver por conta disso. Então depois de muito pensar resolvi fazer a cirurgia, porém tenho algumas duvidas. Pelo que vi no post a prótese é implantada na parte posterior da panturrilha minha duvida é se há um aumento visual em toda panturrilha (tanto de perfil, como de frente). E se você conhece um colega competente no estado de SP que possa me indicar.

Deixo um e-mail para contato...

joao953125@yahoo.com.br


Att

João disse...

Ia me esquecendo, parabéns pelo blog.

Márcia disse...

Olá. Gostaria de saber sobre a localização da prótese na panturrilha. Ela pode ficar entre a fáscia muscular e a musculatura da perna, e em quais outros locais? Ou o lugar é único? Aguardo,pois esta resposta é muito importante para mim. Responda no meu e-mail:marciafsant@hotmail.com

Anônimo disse...

Fiz cirurgia de panturrilhas ha 3 meses, o corte ta perfeito mas ainda ta um pouco vermelho a cicatriz. é normal?

Anônimo disse...

HA MAIS DE 3 MESES FIZ UMA CIRURGIA NPRA COLOCAR PROTESE DE PANTURRILHA. TABVA TUDO NORMAL... AGORA TEM 2 PONTINHAS DE LINHA APARECENDO, COMO SE TIVESSE VINDO DE DENTRO. O Q ISSO SIGNIFICA?

Dr. Carlos André Meyer disse...

Olá João

Obrigado pelos elogios.

Seu comentário foi respondido via email conforme solicitado.

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara Anônima

Em geral é normal a cicatriz estar avermelhada aos 3 meses de cirurgia. Entretanto, como não a examinei, não é possível afirmar que não há nada de errado. Se persistir em dúvida, o melhor é retornar ao consultório do seu cirurgião plástico para uma avaliação.

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara Anônima

Significa que você deve ir ao consultório do seu cirurgião plástico para que ele possa te examinar e possivelmente retirar estes pedaços de fio cirúrgico que estão sendo eliminados.

Att,