10 Dicas Para Escolher um Bom Cirurgião Plástico

Freqüentemente leitores de O Blog de Plástico me pedem, através de email ou da área de comentários, a indicação de um cirurgião plástico na cidade ou região que residem. Quando conheço um profissional que confio, faço a indicação com o maior prazer. Infelizmente, em muitas ocasiões não conheço ninguém que possa indicar. Afinal, temos leitores de todos os estados do Brasil e dos quatro cantos do planeta.

Pensando nisso, decidi fazer uma lista com 10 dicas para orientar quem está a procura de um bom cirurgião plástico.


1 - Referência - Peça indicação a amigos e parentes. Não valorize apenas o resultado da cirurgia. Bons resultados são muito importantes, mas tenha sempre em mente que cada paciente é único. Tão ou mais importante que o resultado, é a relação médico-paciente. É fundamental que o cirurgião seja um profissional atencioso e disponível. Afinal, todo cirurgião plástico está sujeito à complicações e maus resultados, e quando estes ocorrem é que separamos médicos com "M" maiúsculo daqueles que abandonam seus pacientes a própria sorte.

2 - Opinião de Médicos - Peça uma opinião à um médico de confiança. Mesmo que não conheça o cirurgião plástico em questão, ele poderá buscar informações com outros colegas. Essa dica é especialmente útil em cidades pequenas e médias, onde a quantidade de médicos é mais restrita.

3 - SBCP - Veja no site www.cirurgiaplastica.org.br se o cirurgião é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Pertencer a SBCP garante que o médico teve a formação mínima necessária para tornar-se um cirurgião plástico (2 anos de Residência Médica em Cirurgia Geral e 3 anos em Cirurgia Plástica) e que foi aprovado em uma prova difícil e abrangente para ser aceito na Sociedade. Além disso, apenas o cirurgião plástico membro da Sociedade pode inscrever-se no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, bem como em outros eventos com a chancela da SBCP.

4 - Expectativas - Um bom profissional escutará atentamente quais são suas queixas, assim como suas expectativas quanto ao resultado. De posse destas informações dirá, após o exame físico, se há indicação ou não de cirurgia. Caso a cirurgia esteja indicada, o cirurgião explicará o melhor procedimento cirúrgico para o seu caso, bem como o resultado possível de ser alcançado. Desconfie de profissionais que prometam resultados irreais.

5 - Riscos - O cirurgião plástico deve ser claro e objetivo ao expor os riscos envolvidos em uma cirurgia plástica. Todo procedimento cirúrgico, por mais simples que seja, pode apresentar complicações. Evite cirurgiões que ignoram ou minimizam os riscos inerentes a qualquer procedimento cirúrgico. 

6 - Local da Cirurgia - Verifique a qualidade dos hospitais e clínicas nos quais o cirurgião realiza seus procedimentos. Evite cirurgiões plásticos que, em nome da economia, realizam cirurgias em locais sem a infraestrutura necessária que garanta a segurança do ato cirúrgico. Fuja de cirurgiões que sugiram realizar a cirurgia no consultório médico (a menos que seja uma cirurgia muito pequena).

7 - Preço - Desconfie de preços muito baixos. Uma cirurgia plástica realizada com qualidade e segurança não tem como ser barata. O valor de uma cirurgia plástica é a soma dos honorários da equipe médica - composta pelo cirurgião plástico principal, cirurgião plástico assistente, anestesista e instrumentadora - dos custos hospitalares e, em algumas cirurgias, do preço dos implantes de silicone. Quando um cirurgião plástico cobra preços muito baixos, tenha certeza que ele está negligenciando a segurança e/ou qualidade.

8 - Atualização Profissional - Informe-se sobre a assiduidade do cirurgião à congressos, cursos e simpósios. Estar atualizado e compartilhar experiências é vital para todo bom médico.

9 - Exercite Seu Senso Crítico - Pessoalmente sou contra mostrar fotos do tipo "antes e depois" aos pacientes. Prefiro preservar a intimidade dos mesmos, mas há bons profissionais que o fazem. Desconfie de resultados milagrosos em anúncios ou apresentados pelo próprio cirurgião. Lembre-se que o Photoshop não é de uso exclusivo da Playboy. 

10 - Empatia e Segurança - Valorize o seu sexto sentido. Se você teve empatia pelo cirurgião e se ele lhe transmitiu segurança, há uma enorme chance de estar fazendo a escolha certa.

    25 comentários:

    Anônimo disse...

    Dr. tenho 25 anos 1.70 58kg, tenho os ombros largos, hj uso sutia M, mas com sobras... estou querendo fazer implante de silicone, mas q fique algo mto discreto, o médico me indicou 310 da allergan... estou preocupada que ficaram mto grandes, qual sua opiniao?

    Dr. Carlos André Meyer disse...

    Cara Anônima

    Infelizmente, para dar uma opinião seria necessário examiná-la. Espero que compreenda.

    Att,

    Claudia disse...

    Eu concordo com todas as dicas.
    Bjs

    Sula disse...

    Excelentes dicas.
    O dr. Informou que indica cirurgiões, gostaria de uma indicação para o Rio de Janeiro. Sou de Teresópolis e estsva tentada a ir ao ES para ser operada com o Dr. Renato Tatagiba, mas a verdade é q eu não conheço NINGUÉM que tenha operado com ele ou com qq outra pessoa, nem possuo um medico, digamos, fixo, para fazer essa pegunta...
    Agradeço a indicação.

    Dr. Carlos André Meyer disse...

    Cara Sula

    Sou do Rio de Janeiro.

    Se você desejar, posso informar meus contatos através de email.

    Basta enviar um email para oblogdeplastico@gmail.com que terei o prazer de informá-la.

    Att,

    Liana disse...

    Dicas excelentes. Dr. depois que li seu blog fui pesquisar no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica se os médicos das clínicas aqui da minha cidade (São Luis-MA) estavam inscritos, fiquei decepcionada, nenhum deles faz parte da Sociedade. Como vou confiar em fazer uma hidrolipo com profissionais despreparados? Gostaria muito de saber se o Sr. pode me indicar algum médico aqui em São Luis que faça parte da SBCP. Bem que o Sr. poderia passar uma temporada aqui na Capital maranhense né? hehehe

    Anônimo disse...

    Boa tarde, Dr.
    Fiquei feliz ao encontrar seu blog e perceber a qualidade e atenção dedicada aos leitores!
    Tenho os lábios pequenos e um pouco caídos apesar dos meus 28 anos. Quando levanto o lábio superior percebo uma melhora ótima em toda a minha fisionomia, e, foi pesquisando na internet que encontrei um texto falando sobre a queiloplastia e fiquei em êxtase! É exatamente o que eu buscava, pois os métodos de preenchimento não me agradam. No entanto, os profissionais em minha cidade (interior de SP) não realizam a cirurgia e o mais curioso é que fazem cirurgias muito mais complexas como liftings, implantes (etc) e são membros da SBCP! Não entendo isso! Por favor, Dr., poderia me falar um pouco sobre esse procedimento? Pelo que compreendi, a cirurgia parece ser simples, sem riscos com anestiasia local e sem necessidade de internação, então por quê a dificuldade em encontrar alguém que o faça?

    Grata.
    Simone

    Dr. Carlos André Meyer disse...

    Olá Simone

    Obrigado pelos elogios.

    Como você disse, a queiloplastia estética é uma cirurgia até certo ponto simples. Porém, a indicação deve ser precisa. Talvez os cirurgiões com que você se consultou achem que a cirurgia não se aplica ao seu caso, ou podem simplesmente não gostar dos resultados obtidos com a cirurgia.

    Prometo que em breve escreverei sobre o assunto no blog.

    Att,

    Natalia disse...

    Olá,
    Gostaria de saber o endereço do seu consultório. Gostei muito do blog, principalmente desse post sobre a escolha do cirurgião, pois agora que encontramos um médico cirurgião em cada esquina ficou mais difícil achar um bom profissional, que nos passe confiança acima de tudo.
    Grata,

    Dr. Carlos André Meyer disse...

    Olá Natália

    Obrigado pelo elogio a O Blog de Plástico.

    Terei prazer em informar o endereço e telefone do meu consultório. Para isso, por favor envie um email para oblogdeplastico@gmail.com.

    Atenciosamente,

    Daniele disse...

    Dr. Carlos Meyer.,
    Parabéns pelas excelentes dicas.
    Gostaria de uma informação, após realizar por exemplo lipo e colocar implantes de silicone qto tempo depois a paciente fica liberada para viajar, no meu caso moro em Salvador/BA. Gostaria tbm se possivel de uma indicação em cidade.
    Obrigada !

    Dr. Carlos André Meyer disse...

    Olá Daniele

    Obrigado pelos elogios.

    O tempo até ser liberada para viajar após uma cirurgia de lipo + prótese de silicone irá depender do tamanho das cirurgias, técnicas cirúrgicas utilizadas, distância da viagem, tipo de transporte utilizado, velocidade de recuperação individual de cada paciente e preferência de cada cirurgião.

    Diria que na maioria dos casos 2 semanas são suficientes, porém como já disse, diversos fatores podem aumentar ou abreviar o tempo necessário de permanência na cidade onde realizará a cirurgia.

    Att,

    gabriela olivera disse...

    Gostaria de saber quanto fica uma cirurgia pra pôr 300 ml em cada um. E eu tenho 17 anos se meus pais permitirem eu posso colocar ?

    Dr. Carlos André Meyer disse...

    Olá Gabriela

    Normalmente a idade mínima para realizar a cirurgia de aumento dos seios é de 16 a 17 anos, pois com esta idade a mama já completou seu desenvolvimento, ou seja, não crescerá mais.

    Como você é menor de idade, você necessita da autorização dos seus pais para realizar a cirurgia.

    Não revelo valores de cirurgia através do blog. Espero que compreenda. Se desejar mais informações envie um e-mail para oblogdeplastico@gmail.com.

    Att,

    Rivania disse...

    Olá Doutor!
    Tenho 33 anos e gostaria de fazer uma Lipoescultura e colocar Prótese de Seio,gostaria que me indicasse cirurgiões de São Paulo Capital.
    Obrigada desde já,gostei muito do Blog!!coy

    Dr. Carlos André Meyer disse...

    Olá Rivania

    Envie um e-mail para oblogdeplastico@gmail.com para que eu possa orientá-la.

    Att,

    Pri disse...

    Ola Dr, ha alguma indicaçao para minha cidade ou regiao? Vila Velha no ES. Algumas pessoas falam sobre o Dr Renato Tatagiba, tem alguma informaçao a respeito? Desde ja, obrigada

    Pri disse...

    Eu Dr, adorei sua dicas. Em minha cidade, fala_se sobre o Dr Renato Tatagiba. Tem alguma outra sujestao? Meu sonho é fazer cirurgia para aumentar a mama, tenho medo de fazer uma má escolha. Att

    Dr. Carlos André Meyer disse...

    Olá Pri

    Não conheço o cirurgião mencionado. Sou do Rio de Janeiro. Infelizmente não tenho ninguém conhecido para indicar na sua cidade.

    Att,

    Anônimo disse...

    Olá Dr Carlos!
    Preciso de um cirurgião que seja especialista em queiloplastia no RJ ou em SP.
    Obrigada

    Dr. Carlos André Meyer disse...

    Caro Anônimo

    Por favor, envie um e-mail para oblogdeplastico@gmail.com para que eu possa te indicar um excelente cirurgião plástico no Rio de Janeiro.

    Att,

    Daiane disse...

    Dr. Qual a diferença entre lipoaspiração convencional e tumescente? Quando esta última deve ser indicada?

    Dr. Carlos André Meyer disse...

    Olá Daiane

    A sua dúvida está bem explicada no seguinte post - http://www.oblogdeplastico.com/2008/11/lipoaspirao-i.html

    Att,

    Anônimo disse...

    Ola Dr. gostaria de uam indicaçoes pra sao paulo capital meu emai é deysemel22@hotmail.com !
    Obrigada

    Dr. Carlos André Meyer disse...

    Cara deysemel22

    Seu comentário foi respondido via e-mail conforme sua solicitação.

    Att,