Ginecomastia


O termo ginecomastia, do grego “mama feminina”, refere-se ao aumento benigno, temporário ou permanente, da mama masculina em decorrência do desenvolvimento da glândula mamária. É motivo de grande constrangimento para os pacientes, seja por motivo estético ou por “brincadeiras” que equivocadamente correlacionam a ginecomastia à falta de virilidade ou à prática da masturbação.

Tanto a mama feminina, quanto a mama masculina, são formadas pela glândula mamária e por tecido adiposo (gordura). Entretanto, nos homens não há o estímulo hormonal para o seu crescimento, que ocorre nas mulheres durante a adolescência. Desta forma, a mama masculina dita normal é formada de tecido gorduroso e uma insipiente glândula mamária. Porém, em uma considerável parcela da população masculina, ocorre o desenvolvimento da glândula mamária. Estima-se uma incidência da ginecomastia entre 32 e 36% com picos na adolescência (64%) e em idosos (40 a 60%).




A ginecomastia pode decorrer do aumento da glândula mamária isoladamente, ou associado ao aumento do tecido adiposo, dita ginecomastia mista. O aumento do volume mamário conseqüente exclusivamente ao acúmulo de tecido adiposo é classificado como pseudoginecomastia (ginecomastia falsa).

A ginecomastia está relacionada a causas fisiológicas, patológicas (associada a outras doenças), farmacológicas (medicamentos ou drogas ilícitas) ou idiopática (sem causa aparente). Entretanto, em todos os casos, há um aumento dos hormônios femininos e/ou diminuição dos hormônios masculinos na corrente sangüínea.

Devido à enorme gama de causas, a consulta médica de um paciente com ginecomastia deve ser abrangente, no intuito de direcionar a investigação e de propor o melhor tratamento. Exames laboratoriais raramente são necessários.

Ao exame físico apresenta-se como um aumento do volume da mama às custas do crescimento da glândula mamária, que à palpação é freqüentemente de forma discóide, localizada atrás da aréola, móvel e de consistência firme e elástica. Pode ocorrer nas duas mamas ou em apenas uma e apenas 10 a 20% das pessoas relatam dor à palpação.

Pessoas com ginecomastia não apresentam risco aumentado de desenvolvimento de câncer de mama. Desta forma, o tratamento da ginecomastia está indicado quando gera desconforto do ponto de vista estético ao paciente.

A ginecomastia de causa fisiológica é subdividida em neonatal, puberal e da andropausa (espécie de menopausa do homem). Na ginecomastia neonatal hormônios femininos maternos são transferidos, através da placenta, para o feto. O aumento do volume mamário é transitório, permanecendo por semanas a poucos meses. Desta forma, o tratamento é raramente indicado. Adolescentes, em 65% dos casos, apresentam algum grau de ginecomastia, que normalmente regride espontaneamente em meses até poucos anos. Apenas 7,7% dos pacientes apresentam aumento do volume mamário após os 17 anos de idade. Desta forma, a cirurgia só é indicada nesta faixa etária após anos de observação ou quando afeta emocionalmente o paciente. Homens na andropausa apresentam incidência de 40 a 60% de ginecomastia, fruto da redução dos níveis sanguíneos de testosterona e do aumento do hormônio feminino.

Nas ginecomastias patológicas e medicamentosas, o simples tratamento da doença associada e a interrupção do medicamento ou droga ilícita respectivamente, podem ser suficientes para a regressão do tamanho da mama. Porém, a chance de regressão diminui consideravelmente nos casos em que a ginecomastia possui mais de 1 ano de evolução.

O tratamento medicamentoso da ginecomastia é defendido por alguns autores, especialmente quando é de surgimento recente e é sintomática, ou seja, dói. Entretanto, nenhum dos diversos medicamentos possui eficácia de 100% e são isentos de retorno da ginecomastia após sua interrupção.

O tratamento cirúrgico permanece sendo o de escolha na ginecomastia. Existem diversas técnicas cirúrgicas e a escolha dependerá do tamanho do volume mamário, da presença, ou não, de excesso de pele e da preferência do Cirurgião Plástico. Quanto maior o volume da mama e quanto maior o excesso de pele, maior serão as cicatrizes deixadas pela cirurgia.

Causas comuns de ginecomastia:
-Fisiológica (sem indicar doença alguma)
-Hipogonadismo (diminuição da função dos testículos)
-Tumores (testículos e supra-renal)
-Insuficiência supra-renal
-Insuficiência renal
-Cirrose
-Hermafroditismo
-Estresse psicológico
-Alcoolismo
-AIDS (SIDA)

Drogas comuns que causam ginecomastia:
-Estrogênios
-Androgênios (esteróides anabolizantes)
-Quimioterápicos
-Anti-hipertensivos como captopril, nifedipina, metildopa, verapamil
-Digoxina
-Maconha, heroína e anfetaminas
-Drogas para tuberculose
-Espironolactona
-Metoclopramida
-Amiodarona
-Omeprazol

168 comentários:

RaphaelZB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Raphael

O melhor conselho que posso lhe dar é o de procurar o auxílio de um Cirurgião Plástico, seja particular ou do SUS, para que ele possa examiná-lo e a partir daí propor o melhor tratamneto para você.

Marcio disse...

Olá...meu nome é marcio ..tenhu 17 anos...faço musculação a uns 1 ano e meio ....nao sei bem se é ginecomastia ...meu peito nao é grande somente o "bico" do peito que é grande ...nao doi ..ja flei com meus pais eles me disseram que é normal ...mais fico com uma duvida ...
se o senhor poder me ajuda !



abraço ...

Dr. Carlos André Meyer disse...

Olá Márcio

Não há como eu emitir uma opinião sem ter a oportunidade de examiná-lo. Meu conselho é que você deve consultar-se com um cirurgião plástico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Att.

Anônimo disse...

olá, meu nome é Thaylon, tenho 14 anos e moro no maranhão. eu pecerbi que o bico do meu peito era meio grande depois disso nunca tirei a camisa na frente de ni quem mais tenho vergonha de dizer pra minha mãe, que conselho o senhor pode me dar?

Dr. Carlos André Meyer disse...

Olá Thaylon!

Durante a adolescência passamos por mudanças em nossos corpos, porém algumas delas são passageiras.

Este é o caso de muitos homens que apresentam aumento das mamas (ginecomastia) que pouco tempo depois regridem.

Penso que o melhor para você neste momento é ter paciência e caso não haja uma regressão da ginecomastia nos próximos 2 anos penso que você deveria procurar um Médico Epecialista em Adolescência, ou na falta de um em sua cidade, um Endocrinologista, que encaminharão você a um Cirurgião Plástico caso seu caso seja cirúrgico.

Att.

Anônimo disse...

Ola Dr Carlos bom dia ...

bom me chamo rodrigo tenho 22 anos e provavelmente eu tenha ginecomastica des dos meus 16 anos, bom gostaria de saber quando eu era mas novo com uns 16 para17 anos eu e lembro que quando minha ginecomastia era normal na minha adolecencia eu ficava apertando a glandula que cresce i nessa momentos que eu vinha ha apertar saia um liquido gosmento pelo pico da minha mama i o DR. acha que foi por esse motivo de eu ficar apertando que essa ginecomastia tenha ficadoate hoje ...

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Com certeza não foi por você ter apertado o peito que sua ginecomastia permanece até hoje.

A ginecomastia é uma alteração bastante comum e tem as suas causas bem detalhadas no texto.

Sugiro que você procure um cirurgião plástico para consultar-se.

Att,

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Thiago, tenho 26 anos e moro em Alagoas, desde que me lembro sempre tive as mamas crescidas e sempre convivi com piadas, brincadeiras de mal gosto, enfim minha infência e juventude foi muita chata. Nos últimos dias venho sentido dores nas mamas o que está me deixando preocupado. Gostaria de saber se um cirurgião plástico é o especialista adequado para fazer uma consulta e também gostaria de saber se o senhor conhece algum cirurgião aqui em Alagoas para me endicar.

Anônimo disse...

Boa noite Dr.Carlos André, moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber onde posso encontrar cirurgia gratuita de ginecomastia? Desde já, agradeço.

Anônimo disse...

Ola DR Carlos meu nome e Amaral e acho que tenho ginecomastia eu estou acima do peso e tenho 2 duvidas eu tenho 20 kilos acima do peso e to fazendo aula de luta que de uns tempos pra ca vem fazendo efeito tenho 16 anos e 1,84 de autura sou alto e tenho 100 kg+ mais como sou alto estou apenas "gordo" e acho que eu tenho ginecomastia isso e muito chato pois as pessoas as vezes "zombao" eu tenho 2 duvidas "SI EU EMAGRECER A GINECOMASTIA VAI SAIR?" "SI NAO SAIR VOU SER OBRIGADO A PAGAR 1000 REAIS+ PARA 1 SIRURGIAO FAZER A SIRURGIA? OU COMO POSSO FAZER PELO SUS?" por que 1 sirurgiao me cobrou 3000 reais ai nao da SENHOR espero resposta. obrigado tchau

Philippe disse...

Olá Dr.
Tenho 18 anos e tenho ginecomastia desde os 13. Gostaria de saber se essa cirurgia pode ser feita pelo SUS, pois não tenho condições de pagar. Me esclareça outra dúvida: já que o hormonio feminino foi aumentado e/ou o masculino foi diminuido, após a cirurgia os níveis voltam ao normal? Pois consigo ver em meu corpo um certo atraso em algumas características, por exemplo, a barba. Um amigo meu fez a cirurgia quando tinha 14 anos, e logo após, suas características masculinas se afloraram bastante. Ele tem MUITO mais barba que eu, por exemplo.
Desde já, obrigado.

Dr. Carlos André Meyer disse...

Olá Thiago

Desculpe-me pela demora em responder seu comentário.

O cirurgião plástico é sim o médico mais indicado para você procurar.

Infelizmente não tenho nenhum colega para te indicar em Alagoas. Sugiro que procure um no site da SBCP.

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Desculpe-me pela demora em responder seu comentário.

A cirurgia de ginecomastia é realizada nos seguintes hospitais:
Andaraí, Lagoa, Ipanema, Servidores do Estado, Barata Ribeiro, UERJ e UFRJ.

Para marcar uma consulta é necessário o encaminhamento de qualquer cirurgião plástico.

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Amaral

Não há como eu dar uma opinião sobre o seu caso sem poder examiná-lo.

A cirurgia de ginecomastia é realizada no SUS. Para isso você deve marcar uma consulta em um hospital público de sua cidade ou região que possua Serviço de Cirurgia Plástica.

Caso você tenha plano de saúde, esta cirurgia é coberta.

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Philippe

O fato de você ter ginecomastia não quer dizer que você ainda possua um desequilíbrio hormonal. Significa que durante sua puberdade você apresentou temporariamente um desequilíbrio na produção de hormônio sexuais, levando ao desenvolvimento da ginecomastia. Muito provavelmente não há mais este desequilíbrio.

A cirurgia de ginecomastia não interfere com as concentrações de hormônios masculinos e femininos. O caso do seu amigo foi uma coencidência. O fato dele ter mas barba que você não significa que ele possui mias hormônios masculinos que você, uma vez que a destribuição de pelos pelo corpo possui um componente genético.

A cirurgia é realizada pelo SUS. Para tanto você deve procurar um hospital de sua cidade ou região que possua Serviço de Cirurgia Plástica.

Att,

Anônimo disse...

oi, meu nome é Anderson, tenho 17 anos, vou fazer em maio 18. tenho ginecomastia desde os 14 anos e fui no endocrinologista aos 16 anos e ela falou para esperar até os 18, caso nao sumisse eu teria q voltar lá. será q há chanmces de eu fazer uma cirurgia, isso é uma coisa q incomoda muito, desde lá nunca mais tirei a camisa na frente de ninguém :/, vc pode me ajudar? obrigado

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anderson

Provavelmente você tem indicação de cirurgia, pois ginecomastias com mais de 2 anos de evolução não regridem após esse período.
Entretanto para afirmar que você necessita de cirurgia teria que examiná-lo.

Não entendi bem qual tipo de ajuda você necessita.

Favor enviar um e-mail para oblogdeplastico@gmail.com para maiores esclarecimentos.

Att,

Anônimo disse...

Caro Dr. Carlos,

tenho 27 anos e Ginecomastia desde o início de minha adolescência. Não quero me ater a comentários emocionais, mas sofro muito com esse problema e gostaria de saber como devo proceder para tentar resolvê-lo. Isso quer dizer, preciso saber as etapas práticas (o que devo fazer primeiro) para tentar a cirurgia. Tenho pouquíssimos recuros financeiros e agradeceria muito se o senhor me orientasse para que eu poupasse o máximo possível. Moro em SC.

Att.

João

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro João

A cirurgia de ginecomastia é realizada no SUS e é coberta por planos de saúde.

Caso você não possua um plano de saúde, marque uma consulta no ambulatório de Cirurgia Plástica de um hospital público de sua cidade ou região.

Att,

Luciano disse...

Olá Dr Carlos, meu nome é Luciano, tenho 24 anos e tenho os peitos grandes, principalmente o direito. Antes eu achava que era por que eu estava um pouquinho acima do peso. Já fiz vários esportes, estou na academia agora, e estou bem em forma. No entanto, ainda tenho o peito muito grande e isso me incomoda muito. Pretendo visitar o médico próxima semana, mas que médico consultar: cirurgião plástico ou mastologista?? Você sabe quanto custa a cirurgia? Ou quanto tempo demora pra realizar a cirurgia pelo SUS???
Att. Luciano

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Luciano

Você deve procurar um cirurgião plástico.

Os preços da cirurgia variam muito conforme a cidade e o cirurgião.

O tempo de espera no SUS depende do volume de cirurgias de cada hospital e o tamanho da demanda.

Att,

juraa disse...

Olá Dr,
Meu nome é Jurandir sou de Sao Paulo,
creio que tenho ginecomastia pois desde os meus 12, 13 anos meus peitos ja eram mais crecidos q o normal e sempre fui abaixo do peso normal, magrelão, hoje tenho 20 anos
eles deram uma regredida mas ainda estão fora do normal gostaria de saber qual especialista eu devo pasar para me informar melhor sobre meu problema pois é constrangedor conviver com isso..
e quantos dias de recuperção apos a cirurgia!
Grato!

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Jurandir

Você deve procurar um cirurgião plástico.

A recuperação cirúrgica varia muito de paciente para paciente, mas em média após uma semana o paciente pode voltar a realizar as atividades cotidianas.

Att,

Anônimo disse...

Oi meu nome é lucas e eu gostaria de saber como eu faço para conseguir um encaminhamento, é so eu chegar num posto de saude e pedir para falar com um cirurgião plastico, e a fila para operar é muito grande?

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Lucas

O encaminhamente você pode conseguir com qualquer médico.
O tempo de espera para a cirurgia depende da capacidade do hospital e do tamanho da procura.

Att,

David disse...

Olá Dr. Carlos... tenho 28 anos...e meu nome e David, tenho ginecomastia desde os 14 anos, e não consigo mais me adaptar ao meu problema pois o tamanho das minhas mamas são muitos grandes,comparados ao de uma mulher de 18 anos, pratiquei academia por mais de dois anos consegui uma fisico grande para poder ter mais intimidação aos comentarios de mal gosto em função do meu tamanho, mas mesmo assim não consigo paz sempre tem um engraçadinho, procuro uma resposta para o meu problema, como proceder para não passar mais por estes constrangimentos, não tenho mais uma auto estima estou sempre para baixo, me dou mau com as mulheres, quero saber como eu faço para obter a cirurgia e ter minha vida ao normal frequentar clubes e praias sem ter vergonha do meu corpo.... desde já muito obrigado...

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro David

Você deve pedir um encaminhamento a qualquer médico (serve até médico de família) para ser avaliado no Serviço de Cirurgia Plástica de um hospital do seu município ou região.

Com este encaminhamento você consegue marcar uma consulta para ser avaliado por um cirurgião plástico.

Att,

Anônimo disse...

Olá Doutor , meu nome é Paulo, tenho 21 anos e sou do Rio de Janeiro, gostaria de saber em que hospitais consigo encaminhamento com algum cirurgião plástico p/ cirurgia pelo SUS, pois desde os 10 anos sofro com a ginecomastia, já fui gordo, mas, mesmo assim depois de ter emagrecido continuo com o peito grande.

Att.

Paulo

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Paulo

Você deve procurar um desses hospitais portando um encaminhamento feito por qualquer médico solicitando uma consulta no Serviço de Cirurgia Plástica:
Andaraí, Barata Ribeiro, Bonsucesso, Ipanema, Lagoa, Servidores de Estado, UERJ e UFRJ.

Att,

djalma disse...

boa tarde doutor eu tenho 18 anos e acho que tenho ginecomastia e queria saber qual o primeiro medico que devo preucurar para saber se tenho ou nao.obrigado pela a atenção.

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Djalma

Você pode procurar um endocrinologista ou um cirurgião plástico.

Att,

thiago disse...

Dr...Gostaria de saber se o SUS cobre a cirurgia mesmo sendo pouco aparente a ginecomastia...porque no meu caso não é nada muito anormal...porém incomoda.
Obrigado

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Thiago

Consulte-se com um cirugião plástico de um hospital do SUS. Caso haja indicação de cirurgia, esta será realizada, independente do tamanho da ginecomastia.

Att,

edipo disse...

olá, meu nome é rodrigo tenho 22 anos . de um tempo pra cá venho notando que tenho um caroço no mamilo esquerdo e ele vem crescendo com o tempo acho que é ginecomastia . queria saber oque é e se tem como operar normalmente

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Rodrigo

Não tenho como afirmar qual é o seu problema sem examiná-lo. Caso seja uma ginecomastia, a cirurgia é relativamente simples.

Att,

Bruno disse...

Ola . meu nome é Bruno .
ah duas semanas eu fui fazer a merda de tomar stalonol , pois em dois dias para cá tive um aumento consideravel dos mamilos , sei q é por cauda da droga , oq devo fazer , ja parei de tomar.. Me da um salve ai q a paranoia ta a mil

Bruno disse...

Ola . meu nome é Bruno .
ah duas semanas eu fui fazer a merda de tomar stalonol , (anabolizante) pois em dois dias para cá tive um aumento consideravel dos mamilos , sei q é por cauda da droga , oq devo fazer , ja parei de tomar.. Me da um salve ai q a paranoia ta a mil

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Bruno

Não creio que o anabolizante tenha um efeito tão rápido no seu peito.

O que você deveria fazer você já o fez: parar de tomar o anabolizante. Agora observe nas próximas semanas como irão evoluir seus peitos.

Qualquer dúvida sugiro procurar um endocrinologista.

Att,

murilo disse...

Dr, tenho 30 anos, 1,84 de altura, 120 kg. Fiz uma cirurgia de lipoaspiração para correção de ginecomastia, porem o médico não removeu a glândula aumentada (detectada nos exames por imagem). Já se passaram 6 meses da cirurgia e as mamas continuam igual a antes da cirurgia.
O fato do cirurgião nao ter removido a glândula mamária, pode ter resultado no insucesso da cirurgia? Ou pode ter sido outro fator?
Sds

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Murilo

Infelizmente, para afirmar algo sobre o seu caso teria que examiná-lo e ter acesso aos seus exames.

Espero que compreenda.

Att,

Anônimo disse...

Bem, tenho 15 anos tenho ginecomastia no peito esquerdo desde os 12 anos quando fico com frio eles ficam normais quando estou suado a mesma coisa e quando estou " sem fazer nd o peito esquerdo fica grande so que so é a massinha do peito aquela que fica preta dp. quero saber se ficar apertando o peito resolve pq quando aperto ele fica normal.
Grato

Anônimo disse...

Amigo meu nome é Leonardo tenho ginecomastia no peito esquerdo desde os 12 hoje tenho 15 i so zuado por tds.Quando eu estou com frio meus peitos ficam normais isso é normal?
Quando eu fico apertando o meu peito ele fica normal essa poderá ser a possivel solução desse problema?
esse "apertar" o peito faz o que ela cresca?

Grato

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Sugiro que você procure um cirurgião plástico para uma avaliação.

Não há como eu dar uma opinião sem examiná-lo. Espero que compreenda.

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Sugiro que você procure um cirurgião plástico para uma avaliação.

Não há como eu dar uma opinião sem examiná-lo. Espero que compreenda.

Att,

Anônimo disse...

Olá dr. meu filho tem 8 anos e nesta ultima semana eu percebi este aumento na mama esquerda dele levei ao pediatra e fiz uma ultrasom na qual atestou este problema, a pediatra encaminou ao endocrinologista, é este o especialista no caso mesmo ou há outro? como não tenho convenho com o tal gostaria de saber se espero um pouco pra ver se some ou se devo me preocupar e correr o mais rapido possivel para resolver o problema? meu nome é Eronildes.

Dr. Carlos André Meyer disse...

Cara Eronildes

Penso que a orientação em procurar um endocrinologista está correta, especialmente se for um(a) pediatra com especialização em endocrinologia.

Att,

Felipe disse...

Olá dr. Carlos, meu nome é Felipe, tenho 25 anos e moro em Goiânia, Goiás. Desde os meus 12 anos de idade tenho ginecomastia pois sempre fui um pouco gordinho, morro de vergonha... Toda camiseta que eu ponho marca e é muito constrangedor! Gostaria de saber como funciona o procedimento para conseguir a cirurgia no SUS, ou mesmo no plano de saúde? Não sei se o senhor conhece, mas tenho o plano Ipasgo que é do estado de Goiás! Na época que tinha 12 anos, minha mãe me levou em um médico, mas a cirurgia não era coberta pelo plano de saúde e particular era muito caro, não tínhamos condições. Os planos de saúde são obrigados a cobrir o procedimento? Como devo proceder? Desde já lhe agradeço. Felipe Carvalho
email: yukengetto@hotmail.com

Dr. Carlos André Meyer disse...

Felipe

A resposta foi enviada para seu e-mail.

gabriel disse...

Olá, meu nome é Gabriel, tenho 16 anos desde os meus 13 anos tenho ginecomastia queria saber se é só esperar um pouco mais pra ela sumir ou se deveria consultar um médico ou cirurgião plástico?

gabriel disse...

Olá, meu nome é Gabriel, tenho 16 anos e ginecomastia grau 2 desde os meus 13 anos queria saber se devo esperar mais um pouco pra ver se volta ao normal ou se deveria procurar um médico ou cirurgião plástico, pois é muito ruim tenho vontade de ir a piscina mas tenho vergonha disso, Obrigado pela atenção.

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Gabriel

Após 2 anos de evolução dificilmente a ginecomastia regride. Sugiro consultar-se com um cirurgião plástico.

Att,

rodrigo disse...

ola, dr. meu nome e rodrigo, tenho 17 anos sou do RJ,e tenho ginecomastia queria saber qual o procedimento pra operar pelo sus como marcar a primeira consulta e talz. e pelo particular(sem plano) quando custa em media uma cirurgia . BOA NOITE

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Rodrigo

Alguns hospitais do Rio de Janeiro realizam a cirurgia de ginecomastia pelo SUS. Alguns deles são: Andaraí, Barata Ribeiro, Bonsucesso, Lagoa, Ipanema, Servidores do Estado e UERJ. Para agendar uma consulta basta ir a um desses hospitais portando um encaminhamento de qualquer médico (de família, posto de saúde, etc).

O valor cobrado para realização da cirurgia particular varia enormemente de cirurgião para cirurgião.

Att,

Rafa disse...

Dr. Tenho uma dúvida: A cirurgia de ginecomastia é estética ou reparadora ?
Os planos de saúde devem cobrir ou não ?

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Rafa

Em geral, os planos de saúde cobrem a cirurgia de correção da ginecomastia.

Sugiro ligar para a sua seguradora e informar-se sobre a possibilidade de realizar a cirurgia pelo plano.

Att,

Anônimo disse...

Caro Dr. Carlos André,
gostaria de esclarecer uma dúvida, ou melhor, receber um aconselhamento:
já procurei anteriormente um ci´rurgião plástico e o mesmo me aconselhou a realizar a cirurgia. Estou um pouco acima do meu peso (15KG) e gostaria de saber se é melhor emagrecer estes quilos ou se poderia realizar a cirurgia mesmo assim, já que entro de férias em março e poderia fazer neste período.
també tenho corrido ultimamente, o que tem melhorado enormemente a minha qualidade de vida, gostaria de saber quanto tempo depois da cirurgia precisarei ficar parado!!!
Atenciosamente.

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Sem dúvida é preferível estar próximo ao peso ideal para realizar a cirurgia. Porém nem sempre estar acima do peso é um fator impeditivo.

No seu caso, para dar uma opinião específica somente através do exame físico. Espero que compreenda.

Quanto ao prazo para o retorno a atividade física, este é muito variável, pois vai depender do tamanho da sua ginecomastia, técnica utilizada, velocidade de recuperação, etc. Em média o tempo é de 2 a 3 semanas.

Att,

King disse...

Doutor, tenho mamas grandes há muito tempo, desde criança. Eu já fui extremamente magro (cerca de 55 kg e 1,72). Hoje peso 75kg e as mamas continuam iguais: GRANDES.

Gostaria de saber se em florianópolis é possível fazer cirurgia pelo SUS, onde devo me informar... Este problema esta afetando muito minha auto-estima, sempre uso 2 blusas e ando curvado. Eu preciso resolver isso mas não tenho condições financeiras.

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro King

Não tenho conhecimento de quais hospitais em Florianópolis oferecem a cirurgia de Ginecomastia pelo SUS.

Sugiro informar-se quais hospitais de sua cidade ou região possuem Serviço de Cirurgia Plástica e marque uma consulta. Geralmente é necessário um encaminhamento médico (pode ser do posto de saúde) para realizar a marcação.

Att,

Anônimo disse...

olá sou o fábio,e tenho ginecomastia.e ñ quero ter + isso na minha vida!!dr corlos;; eu poderia tá indo diretamente ou hospotal dos servidores do estado do rio de janeiro.para que la,eu possa ter alguma enformação sobre oq eu tenho q fazer..para conseguir a cirurgia,ou eu só posso está indo lá com um encaminhamento? e de qual médico? abraço

Anônimo disse...

olá dr,sou o fábio moro no rio. pra mim marca uma consulta no hospital, para tá fazendo a cirurgia d ginecomastia;primeira mente,deve ir a um medico. pode ser de posto de saúde ou medico de familía.um clinico geral, e pedir a ele um encaminhamento para o hospital,pra mim tá marcando uma consulta nesse hospital.é assim q funciona?

Anônimo disse...

olá dr sou o fábio moro no rio d janeiro.e gostaria de saber..gostaria de fazer a cirurgia d ginecomastia;como posso tá dando o primeiro passo,primeiro eu tenho q ir a um medico de posto de saúde comunitario,um medico clinico geral.é pedir a ele que faça um caminhamento para um hospital,eu poderia tá pedindo o hospital q eu conheso,ou é o medico q vai manda para um hospital que ele conhesa,ou eu posso tá indo aos hospitais que fazem esse tipo de cirurgia,abraço..

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Fábio

Basta comparecer ao setor de marcação de consultas do hospital portando um documento com foto e um encaminhamento médico, que pode ser de qualquer médico, inclusive do posto de saúde.
Seria interessante você tentar ligar para o Hospital Servidores do Estado para informar-se dos dias e horários de atendimento.

Att,

Att,

Anônimo disse...

olá,dr carlos andré..nome fábio me tire uma duvida?o sus realiza essa cirurgia d ginecomastia, nos 3 tipos d ginecomastia.q seria ginecomastia verdadeira ,a pseudoginecomastia,ea ginecomastia mista.a mama estando grande já é o suficient para tá conseguindo.abraço

Dr. Carlos André Meyer disse...

Olá Fábio

Sim, realiza a cirurgia para os 3 tipos de ginecomastia.

Att,

Anônimo disse...

olá dr carlos andré..é o fábio d novo,o senho saberia. o tempo d espera para fazer a cirurgia, d ginecomastia pelo sus..ou depende d cada caso? abranço...

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Fábio

O tempo de espera depende de hospital para hospital, de acordo com o tamanho da procura, da extensão da fila de espera e o volume de cirurgias que o hospital realiza.

Att,

Anônimo disse...

olá dr carlos andre meyer..aq é o fábio do rio de janeiroo, o senhor pode me informa o endereço da clinica q o senhor trabalhar, ou me informa um dr q faça essa cirurgia de ginecomastia..porq fui ao hp, dos servidores d rio e fui muinto mall tratado!!abraço..

Dr. Carlos André Meyer disse...

Olá Fábio

Envia um email para oblogdeplastico@gmail.com que eu responderei o endereço do meu consultório.

Att,

Alexander disse...

ola dr carlos,
meu nome é alex,tenho ginecomastia a alguns anos nao sei ao certo,nao sei se é adiposa mais tenho minhas duvidas,nesse caso na cirurgia tiraria a ginecomastia e a gordura do peito ou somente a glandul mamaria?quanto em medi aé cobrado para uma cirurgia dessas?quanto o sr cobra??aguardo resposta meu email powt_potter@hotmail.com aguardo resposta mto obrigado!!

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Alexandre

A resposta foi enviada para o seu email conforme solicitado.

Att,

M.O Confecções disse...

Você pode auxiliar quanto a cirurgia pelo SUS? Como funciona o processo para fazer cirurgia? Tenho convênio Bradesco Saúde...esse tipo de cirurgia é coberto?

M.O Confecções disse...

Você pode auxiliar quanto a cirurgia pelo SUS? Como funciona o processo para fazer cirurgia? Tenho convênio Bradesco Saúde...esse tipo de cirurgia é coberto?

Dr. Carlos André Meyer disse...

Comentário respondido através do email enviado para oblogdeplastico@gmail.com

Anônimo disse...

DR quero saber em que caso é que o plano libera a sirurgia pois fiz uma ultrasson mamaria e contatatou que tenho ginecomastia bilateral apena com aumento das glandulas

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Em princípio sua cirurgia tem indicação. Agora, se o plano de saúde irá autorizá-la, são outros quinhentos...

Existem planos de saúde que não criam dificuldades na hora de liberar uma cirurgia e há planos que a autorização transforma-se em uma verdadeira odisséia.

Att,

Anônimo disse...

dr carlos fiz a cirurgia tou com 7 dias de operado quero saber se eu me mastubar pode causar algum efeito diferente na cicatriz?

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Difícil dar uma opinião sem poder examiná-lo e sem saber detalhes como tamanho da cirurgia, técnica utilizada, etc.

Teoricamente a masturbação pode levar a tensão na cicatriz, podendo acarretar no seu alargamento, assim como pode perpetuar o edema cirúrgico devido a utilização da musculatura do membro superior e peitoral.

Att,

Anônimo disse...

olá dr hoje estou com 11 dias de operado no meu procedimento foi feito um corte perioareolar de uns 2,5 cm no nono dia eu tirei os ponto o dreno e os pontos alternado do corte só quero saber se é normal esse cascão em torno do corte isso não pode torna a cicatriz maior? desde já obrigado....

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Infelizmente não há como eu opinar sem poder examiná-lo. Espero que compreenda.

Att,

Geovane Imóveis disse...

Ola , meu nome e Geovane , tenho 26 anos , venho com esse problema des dois meus 18 anos , sou do rio de janeiro , não vou para piscina nem praia no trabalho e atrapalhando no meu casamento por causa desse problema , gostaria de saber como me escrevo no hospital de ipanema para essa correção . Dr. Carlos Andre sera que poderia me informar como devo procedimento de uma iscrição no hospital de ipanema , des de já fico grato pela resposta.

Anônimo disse...

dr que saber o qual é o melhor remedio pra disfarçar mas a cicatriz ?

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Geovane

Primeiro você deve conseguir um encaminhamento feito por qualquer médico (pode ser do Posto de Saúde por exemplo), solicitando uma avaliação do seu caso por um cirurgião plástico.

Com o encaminhamento em mãos você deve procurar o hospital e marcar uma consulta para o ambulatório de cirurgia plástica.

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Não existe remédio para disfarçar cicatriz.

Att,

Anônimo disse...

quanto tempo posso voltar a malhar?

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

O tempo de afastamento da musculação dependerá do tamanho da cirurgia, técnica utilizada e da velocidade individual de recuperação.

Em média, o paciente deve se abster por no mínimo 1 mês dos exercícios de musculação dos membros superiores e peitorais.

Att,

Anderson disse...

Olá dr. Carlos, meu nome é Anderson, tenho 23 anos e moro em Goiânia, Goiás.tenho ginecomastia( fui em um mastologista é ele diagnósticou)toda camiseta que eu ponho marca e é muito constrangedor! Gostaria de saber como funciona o procedimento para conseguir a cirurgia no SUS, ou mesmo no plano de saúde? Não sei se o senhor conhece, mas tenho o plano Ipasgo que é do estado de Goiás! Os planos de saúde são obrigados a cobrir o procedimento? Como devo proceder? Desde já lhe agradeço.
email: agovet@gmail.com

Anderson disse...

Olá dr. Carlos, meu nome é Anderson, tenho 23 anos e moro em Goiânia, Goiás. Tenho ginecomastia(foi diagnosticada por um mastologista) Toda camiseta que eu ponho marca e é muito constrangedor! Gostaria de saber como funciona o procedimento para conseguir a cirurgia no SUS, ou mesmo no plano de saúde? Não sei se o senhor conhece, mas tenho o plano Ipasgo que é do estado de Goiás! Os planos de saúde são obrigados a cobrir o procedimento? Como devo proceder? Desde já lhe agradeço.
email: agovet@gmail.com

Dr. Carlos André Meyer disse...

Resposta enviada ao e-mail, conforme solicitado.

Anônimo disse...

Caro doutor estou com um més e dez dias de operado da ginecomastia o meu peito esquerdo está maior que o direito mas é só o bico é assim meio duro e quando eu ando de moto eu sinto um pouco o que pode ser, será seroma...

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Não é possível eu dar um diagnóstico sem poder examiná-lo.

Não é infrequente ocorrerem diferenças entre um peito e outro nos primeiros meses após a cirurgia de correção da ginecomastia. Geralmente nestes casos um lado incha mais que o outro, e quando o inchaço melhora após alguns meses, os dois peitos ficam do mesmo tamanho.

De qualquer forma sugiro procurar o seu cirurgião plástico para que ele possa examiná-lo e descobrir se há algo de errado na sua cirurgia.

Att,

Henrique disse...

Ola Dr Carlos meu nome é Pedro eu tenho ginecomastia desde os 12 anos hj tenho 19,me incomoda mto,eu emagreci comecei a malhar e corre mais não regridi parece q cada vez aumenta eu to mto neurotico com isso eu queria saber se em qualquer upa ou hospital do rio eu consigo esse emcaminhamento! mto obrigado pela atenção!

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Henrique

O melhor é você solicitar o encaminhamento em um posto de saúde ou a algum médico que você conheça. A UPA serve para atendimentos de urgência e os hospitais são muito cheios.

Att,

Bruno Oliveira disse...

oi meu nome é Bruno moro em São Paulo, convivo com esse problema desde que me conheço por gente, não me lembro de nenhuma vez que fui a praia nem a piscina com amigos, me diz, em São Paulo é o mesmo processo pra se conseguir uma consulta com um cirurgião plastico que atenda pelo SUS? isso as vezes me causa depressão é possivel conseuir rapidamente pelo SUS pois não tenho como fazer particular, meu e-mail é bruno2610@hotmail.com espero respostas! abraços!!!

Dr. Carlos André Meyer disse...

Bruno

Seu comentário foi respondido via e-mail, como solicitado.

Att,

weto disse...

Dr. Carlos Andre Meyer meu nome é welton tenho 29 anos e acredito que desde minha adolecencia tenho ginecomastia lembro que fui a praia duas vezes pra nunca mais pois morri de vergonha carrego isso a a mais de dez anos na minha vida e pela falta de auto estima me resultou numa tentativa de suicidio!!preciso de uma ajuda tenho vergonha de até tirar a camisa pra ter relação sexual!!
Quero livrar desse tormento e viver uma vida normal como todo mundo!!!
me ajuda doutor!!fui uma vez a uma consulta com cirurgiao e falou que sairia por 5000 reais!!!Nunca vou poder pagar isso!!me ajuda a ter essa cirurgia pelo sus!!moro em sp zsul!!!Se puder me responda pelo meu email!!me de uma direção uma ajuda!!me responda no meu email se puder e obrigado por ao menos me ouvir!!!
weto.d2@hotmail.com

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Welton

Seu comentário foi respondido via e-mail conforme solicitado.

Att,

guga disse...

Doutor, onde consigo fazer cirurgia de ginecomastia pelo SUS aqui em Porto Alegre? Esse problema me incomoda há uns 7 anos jáh... desde entao nao tiro mais a camisa perto de outras pessoas, nem mesmo minha familia.
Agradeço se puder responder pelo meu e-mail: gugagiordini@hotmail.com

kelson disse...

doutor fiz tres meses de operado dia 11 deste mes meu peito direito está otimo mas o esquerdo tem tipo um caroço duro e a cicatriz tb tem um pouco de queilode quero saber se esse caroço é normal e se realmente ele vai contrair como o meu medico disse....e le passou pra mim usar a pomada omcilon a-m essa pomada é boa mesmo pra queilode?

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Kelson

O exame físico do paciente é fundamental para que o médico possa formar uma opinião e estabelecer um possível diagnóstico.

Seria irresponsável da minha parte, além de anti-ético para com o colega cirurgião plástico, dar uma opinião baseado apenas no seu relato.

Pelo seu relato parece-me que o seu cirurgião plástico está sendo atencioso com o seu caso.

Att,

kelson disse...

responde ai o meu kelson

kelson disse...

e em relação a pomada omcilon am é boa mesmo

Dr. Carlos André Meyer disse...

A pomada de omcilon pode ser útil sim.

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Guga

A resposta enviada o e-mail gugagiordini@hotmail.com voltou. Favor conferir o endereço dado ou se sua caixa de e-mail está lotada.

Att,

Anônimo disse...

ola Dr.Carlos eu me masturbo pelomenos 3 vezes por semana e meus mamilos estao grandes oque eu faço para meus mamilo voltarem ao normal ?

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Não existe relação alguma entre masturbação e aumento dos mamilos ou aumento do peito.

Acredito que você deva procurar um cirurgião plástico para que você possa ser examinado.

Atenciosamente,

Thiago disse...

Olá Dr. Carlos André, gostaria de tirar uma duvida, tenho 18 anos e tenho um corpo "atlético" mas tenho vergonha de andar sem camisa pois tenho esse problema de ginecomastia, moro no Rj bairro jacarepagua, gostaria de saber se tem algum SUS perto de onde eu moro pois nem a praia eu posso ir mais, ai fica chato e gostaria de saber também se é gratuito esse processo pelo SUS, obrigado agradeço desde já.

Dr. Carlos André Meyer disse...

Olá Thiago

Creio que o hospital mais próximo de Jacarepaguá que realiza a cirurgia de correção da ginecomastia é o Hospital do Andaraí. O processo todo é gratuito sim.

Sugiro marcar uma consulta no Ambulatório de Cirurgia Plástica. Para isso é necessário um Encaminhamento, feito por qualquer médico, inclusive do Posto de Saúde.

Att,

luizc disse...

Boa tarde, Doutor. Teria algum especialista em ginecomastia para me indicar na região de Jundiaí, SP? Quero operar, tenho 32 anos e sempre sofri com essas mamas desenvolvidas. Agora que decidi operar não tenho noção de quem procurar. Não sei se vou direto à um hospital, clinica... Provavelmente farei particular, sem usar o SUS. Obrigado. Luiz

luizc disse...

Boa tarde, Doutor,

Tenho 32 anos, 1,85m e 112kg. Bem acima do peso. Sempre tive ginecomastia, ao meu ver, severa.

Deve ser hereditário, pois meu pai a avô também têm, mas nunca se importaram. Eu sempre tive baixa auto estima por causa disso.

Depois que casei, desencanei um pouco, mas de um tempos para cá voltei a atenção para minha saúde e queria praticar algum esporte, daí esse tormento voltou, pois não fico sem camisa de jeito nenhum.

Praia? Só em desertas. Piscina? Nunca. Futebol? Nem pensar. Quando corro as "tetas" balançam muito (risos).

Enfim, resolvi operar e pretendo fazê-lo particularmente, sem acionar o SUS. O problema é que não sei quem e onde procurar um especialista. Não sei se vou num endocrinologista ou diretamente num cirurgião. Não sei se em clinica ou hospital. Nem sei quais hospitais fazem esse tipo de procedimento.

Moro em São Paulo. O Senhor poderia me dar algumas indicações de quem procurar em São Paulo, Jundiaí ou Campinas?

Obrigado.

Luiz

Dr. Carlos André Meyer disse...

Olá Luiz

Envie um e-mail para oblogdeplastico@gmail.com para que eu possa te indicar um bom cirurgião plástico em São Paulo capital.

Att,

Anônimo disse...

OLá
Meu nome é gustavo,tenho 14 anos.
tem o mesmo problema que outros mas o meu é diferente vou explicar:a anos que tenho a mamilas maiores q outros,mas meu peito começou com 11 anos por ai,eu vi que o bico dos meu peitos começou creçer,e ficar estufado no começo nem liguei mas depois os colegas começaram a perta fazendo aquela brincadeira"peitinho"nisso eles viram que era meio estufado e começaram a rir ne liguei mas anos depois começou a creçer ao redor do bico do peito um trem meio duro parecido uma pedra mas so de um lado o outro ainda esta pequeno mas ao redor esta com o mesmo negócio,eu não sei o que faço ja fui em sites sabendo o que era ja fui no youtube, ja te procurei sites para saber o custo da cirurgia mas na minha cidade não tem clinicas o que eu faço?

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Gustavo

Creio que o melhor a fazer é você procurar um pediatra. Ele poderá examiná-lo e encaminhá-lo para um especialista em sua cidade ou região.

Att,

Anônimo disse...

olá dr.carlos meu plano de saude que é o uniao medica q é de fsa bahia, so tem cirurgiao geral ele faz cirurgia de ginecomatia?muito abrigado.

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

O ideal é que um cirurgião plástico realize a cirurgia de correção da ginecomastia.

Att,

Anônimo disse...

Boa noite,Dr.carlos tenho ginecomastia desde adolescente so que agora vem me incomodando muito,agora quero fazer essa cirurgia! a quem eu devo recorrer primeiro ao mastologista ou cirurgiao plastico?os planos de saude cobrem esse tipo de cirurgia,ou tambem faz pelo sus?

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Você pode procurar tanto um cirurgião plástico quanto um endocrinologista.

A cirurgia é realizada tanto pelo SUS quanto pelos planos de saúde.

Att,

Cristiano disse...

Olá Dr Carlos tenho 38 anos e minha ginecomastia começou aparecer aos 16 anos, sendo que só do lado direito cresceu. A pergunta que faço é: É possível fazer uma cirurgia de Ginecomastia pelo sus, se não qual o preço de uma cirurgia deste porte. Moro em Salvador Ba, ficarei muito grato se puder responder a minha pergunta, abraços.

Cristiano disse...

Olá Dr Carlos tenho 38 anos e minha ginecomastia começou aparecer aos 16 anos, sendo que só do lado direito cresceu. A pergunta que faço é: É possível fazer uma cirurgia de Ginecomastia pelo sus, se não qual o preço de uma cirurgia deste porte. Moro em Salvador Ba, ficarei muito grato se puder responder a minha pergunta, abraços.

Cristiano disse...

Olá Dr Carlos tenho 38 anos e minha ginecomastia começou aparecer aos 16 anos, sendo que só do lado direito cresceu. A pergunta que faço é: É possível fazer uma cirurgia de Ginecomastia pelo sus, se não qual o preço de uma cirurgia deste porte. Moro em Salvador Ba, ficarei muito grato se puder responder a minha pergunta, abraços.

Cristiano disse...

Olá Dr Carlos tenho 38 anos e minha ginecomastia começou aparecer aos 16 anos, sendo que só do lado direito cresceu. A pergunta que faço é: É possível fazer uma cirurgia de Ginecomastia pelo sus, se não qual o preço de uma cirurgia deste porte. Moro em Salvador Ba, ficarei muito grato se puder responder a minha pergunta, abraços.

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Cristiano

Teoricamente a cirurgia de correção da ginecomastia é coberta pelo SUS sim. Mas é sabido por todos como se encontra a saúde pública no Brasil. Portanto você pode encontrar dificuldades para conseguir realizar a cirurgia.

O ideal é você procurar um posto de saúde e relatar o seu problema. Lá encaminharam você para uma avaliação em um hospital que realiza a cirurgia.

O valor de uma cirurgia plástica particular varia muito de cidade para cidade. Não faço ideia do valor cobrado em Salvador.

Att,

Paulo Rodrigo disse...

Olá Doutor, nossa passo por esse problema varios anos da minha vida, ja fui motivos de piada varios anos da escola e minha postura é totalmente afetada devido a isso, alto estima la embaixo nao tiro a camisa nem ferrando, tenho receio de arrumar uma namorada e ela ver e criticas ja passei ate durex para "reduzir", gostaria de saber algumas dicas o que posso fazer, medicos, SUS não sei como funciona o preço é meio caro para mim o particuluar, e os convenios cobrem ?

aguardo resposta

obrigado att

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Paulo Rodrigo

Teoricamente, os planos de saúde devem cobrir a cirurgia de correção da ginecomastia. Porém, sabemos como são os planos de saúde no Brasil. Sugiro marcar uma consulta com um cirurgião plástico conveniado ao seu plano de saúde para que você seja avaliado e saber se é possível realizar a cirurgia.

O SUS também realiza a cirurgia de correção da ginecomastia. Para tal você deve comparecer a um Posto de Saúde e solicitar um encaminhamento para um hospital de sua cidade ou região que possua Serviço de Cirurgia Plástica que realize a cirurgia.

Att,

Anônimo disse...

olá meu nome é Davi tenho 14 anos fui ao medico nessa semana ele disse q eu posso estar com ginecosmatia ele passou uns exames.
Dr. isso pode ser fase da adolecencia ou de familia minha mãe disse q meu tio teve um aumento da mama igual a minha e que depois voltou ao normal.

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Davi

Como está dito no texto, adolescentes em 65% dos casos, apresentam algum grau de ginecomastia, que normalmente regride espontaneamente em meses até poucos anos. Apenas 7,7% dos pacientes apresentam aumento do volume mamário após os 17 anos de idade.

Portanto, ginecomastia é uma coisa muito comum na adolescência, e na grande maioria das vezes regride. Portanto, pela sua idade (14 anos) há uma grande chance que você não necessite de cirurgia.

Att,

Anônimo disse...

Olá...meu nome é ana lucia tenho 33 anos,apresento hipertrofia mamaria,com dor cronica em coluna cervical etoracica,em uso cronico de anti-inflamatórios,c/pouca melhora,faz 5 anos com piora progressiva e comprometimento da qualidade de vida.ao exame,apresentei ainda lordose tenho guia de referencia cid-611-1
/10-611-1 o que devo fazer ? não tenho condições financeira

Anônimo disse...

Olá. Fiz há 7 meses a cirurgia para retirada da Ginecomastia.
O caroço era pequeno, na verdade foi feita uma especie de "Lipomastia".
Mas no peito esquerdo cresceu tecido mamário, fiz ultrassom e está confirmado. No lado direto está normal meu peito,.
Estou muito preocupado de ser ginecomastia de novo e ter que operar, fora que doe muito!

O que você me aconselha? Eu acho que o meu médico está me enrolhando, pois a mulher que fez ultrassom disse que foi deixado restos no lado esquerdo e o médico disse que é normal voltar, mas pode ser que abaixe o caroco.
Mas não acho que é normal voltar, ele disse antes da cirurgia que era raro voltar.
Abraço!

Dr. Carlos André Meyer disse...

Olá Ana Lúcia

Inicialmente não há como eu saber se você realmente deve fazer uma mamoplastia redutora ou não sem examiná-la. Muitas vezes a perda de peso e a realização de exercícios e fisioterapia evitam a realização de uma cirurgia.

Caso realmente você tenha indicação de submeter-se a uma mamoplastia redutora, creio que você deva procurar um hospital de sua cidade ou região que possua Serviço de Cirurgia Plástica e que atenda pelo SUS. Leve os laudos e exames que você possui.

Atenciosamente,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Não é possível dar uma opinião sobre o seu caso sem examiná-lo e ter acesso ao exame de ultrassonografia.

Acredito que você deva tar uma conversa franca com seu cirurgião plástico sobre sua insatisfação e sobre o que ele acredita ser a melhor conduta neste momento.

Att,

Anônimo disse...

Dr . Carlos, tenho 32 anos e depois de muito sofrimento resolvi fazer a cirurgia de ginecomastia.Tô com uma dúvida que tá me tirando meu sono.
faz um mês que fiz a cirurgia que foi retirada da gândula e lipo, só que depois que tirei o colete parece que os mamilos estão quase do mesmo tamanho que antes. Fui ao médico ele disse que é normal devido ter feito a lipo, que os mamilos irão ficar normal pq não tem mais gândula será que melhora mesmo ????? sinto que ainda tem edema, me ajuda ai dr por favor.

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Não é possível opinar especificamente sobre o seu caso sem examiná-lo. Espero que compreenda.

Em geral, com 1 mês de pós-operatório ainda há muito edema. Creio que o momento não é o ideal para avaliar-se o resultado. Creio que você deva confiar no seu cirurgião plástico.

Att,

Anônimo disse...

caro dr. carlos


fiz uma cirurgia dia 21 de novembro de 2011 a duas semanas atras fiz apenas uma lipoaspiracao no peito mas nao parece ter resolvido pois eles estao bicudos e dao volume na camisa o q o senhor acha ?

Anônimo disse...

caro dr.Carlos

fiz uma lipo aspiracao no peito mas nao parece ter resolvido meu caso pois eles ainda estao bicudos o q eu devo fazer para acabar com esses mal ?

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Não é possível dizer qual a melhor conduta sem examinar o paciente. Espero que compreenda.

Entretanto creio que a cirurgia ainda é muito recente. Este não é o melhor momento para avaliar o resultado.

Sugiro ter paciência e conversar sobre suas dúvidas com seu cirurgião plástico.

Att,

Lineker disse...

Ola doutor tenho 16 anos tive um desenvolvimento no mamilo esquerdo nos últimos dias para ser mais exato tem aproximadamente 2 meses que ele fico maior que o outro,quando toco nele percebo que tem por trás dele um tecido adiposo, o que devo fazer esperar algum tempo para ver se ela sai ou fazer cirurgia? obrigado!!

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Lineker

Não é possível dar uma opinião sem examiná-lo. Conto com sua preocupação.

Sugiro consultar-se com um médico clínico geral.

Att,

Anônimo disse...

caro dr . carlos


fiz uma lipoaspiracao no peito e ja estou vendo o resultado diminuiu muito e tem mais de 20 dias so que não estou 100 por cento satisfeito pois eles ainda estao bicudos a aureola do peito ainda esta para frente e ele so fez a lipo não retirou a glandula sera q a aureola do peito tambem volta ao normal ?

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Para afirmar algo sobre o seu caso obrigatoriamente seria necessário examiná-lo. Espero que compreenda.

De qualquer forma 20 dias ainda é muito cedo para avaliar-se o resultado final de uma cirurgia plástica.

Att,

Anônimo disse...

Boa noite Dr.CARLOS ANDRÉ! EU SOU DE FEIRA DE SANTANA,BAHIA,E O DR NAO SABE O QUANTO ME AJUDOU COM O BLOG!SOFRIA MUITO COM ESSE PROBLEMA DE GINECOMASTIA,TINHA VARIAS DUVIDAS... COMO SE MEU PLANO COBRIA CIRURGIA DE GINECOMASTIA SE O SUS TBM ENTRE OUTRAS.COMO ANONIMO O DR SEMPRE ME ESCLARECIA AS MINHAS DUVIDAS,E HOJE O PLANO COBRIO MINHA MINHA CIRURGIA DEMOROU UNS VINTE DIAS Q APROVASSE. MAIS EMFIM HOJE ESTOU COM DEZ DIAS QUE FIZ A CIRURGIA FOI TUDO BEM, TO USANDO O COLETE.E NA PROXIMA SEGUNDA VOU TIRAR OS PONTOS.AGORA SO QUERO Q O DR ME ESCLAREÇA SO MAIS UMA COISA.EU POSSO TER RELAÇÕES SEXUAIS NEM QUE SEJA DE LEVEZINHO? COMO NOIS BAHIANOS FALAMOS!.MUITO OBRIGADO QUE DEUS ILUMINE SUA VIDA E TRABALHO.

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Fico feliz que você tenha conseguido realizar a cirurgia e que tudo tenha corrido bem.

Creio que quem deve liberá-lo ou não para ter relações sexuais é o seu cirurgião plástico, afinal foi ele quem o operou e é ele quem está acompanhando sua recuperação pós-operatória.

Converse com seu cirurgião plástico sobre suas dúvidas.

Att,

CARLOS disse...

OI,Dr,MEU NOME É CARLOS, EU TENHO GINECOMASTIA DESTE MEUS 13 ANOS.QUANDO TINHA 14 ANOS FUI AO MEDICO, A ENDOCRINOLOGISTA AI ELA DISSE SO RESOLVIA CIRURGIA, QUANDO TINHA 15 ANOS APARECEU UM PEQUENO NODULO FUI AO MEDICO CIRUGIÃO AI ELE DISSE QUE ERA DE CARNE AI ELE TIROU E DISSE QUE TAVA NA PELE, POIS EU ESTOU COM 18 ANOS E APARECEU OUTRO MAIOR POUCA COISA FUI AO MESMO MEDICO AI ELE PASSOU ULTRASON,NAO FIZ AINDA A ULTRASON, MINHA PERGUNTA É A MINHA GINECOMASTIA TEM TEDENCIA DE CRIA NODULOS? E POSSO FAZER A CIRURGIA?
SOU DA PARAIBA, INTERIOR.
OBRIGADO!

Roberto disse...

Ola Doutor tenho 37 anos e tive ginecomastia na adolescência e sofri muito na época por causa disto ,como vivia no meio de pessoas ignorantes a respeito do assunto, só sabiam criticar fazendo que minha auto estima fosse lá embaixo isto durou mais ou menos dos 12 aos 23 anos quando fiz a cirurgia,mas vejo que perdi minha adolescência inteira por causa deste problema,não joguei bola,não nadei não fiz nada só pra não ter que tirar a camisa.Hoje porem lido com o problema do meu filho que deste os 12 já apresentava o problema, já o levei no medico e ele pediu para esperar ate os 16 anos porem sinto que ele esta se retraindo perdendo o prazer de fazer coisas que ele tanto gosta ,hoje ele tem 14 anos e só tira a camisa dentro de casa porque já conversamos sobre a isto e falei que também tive o problema mas hoje estou curado.Minha pergunta é se ele tem que esperar ate os 16 anos para cirurgia visto que suas mamas estão bem salientes causando tanto desconforto emocional ?
Deste já agradeço.

beto disse...

Ola Doutor tive que fazer a cirurgia 3 vezes por causa de complicações,e falta de experiencia do medico mas no final deu certo mas meus mamilos ficaram com cicatrizes visíveis o mamilo esquerdo ficou visivelmente pequeno e a área da cirurgia um pouco funda.Gostaria de saber se tem alguma técnica para melhorar pelo menos a aparência dos mamilos tipo ,não seio ao certo uma tatuagem reparadora? Agradeço deste já.

Anônimo disse...

caro dr. carlos


meu nome e jonathan sou de bh e operei de ginecomastia fiz uma lipoaspiracao sem retirar a glandula em alguns casos realmente e preciso so fazer a lipo para o peito voltar com era antes da ginecomastia ?

Anônimo disse...

caro dr. carlos


meu nome e jonathan sou de bh e operei de ginecomastia fiz uma lipoaspiracao sem retirar a glandula em alguns casos realmente e preciso so fazer a lipo para o peito voltar com era antes da ginecomastia ?

Dr. Carlos André Meyer disse...

Olá Carlos

Infelizmente não é possível dar uma opinião sobre o seu caso sem examiná-lo. Espero que compreenda.

Sugiro que você realize o exame proposto pelo seu médico e retorne para uma consulta com o resultado.

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Roberto

É difícil dar uma opinião se seu filho deve ou não realizar a cirurgia neste momento sem poder examiná-lo. Conto com sua compreensão.

O que sugiro é que você retorne ao cirurgião plástico que o consultou anteriormente. Exponha o sofrimento pelo qual seu filho está passando. Pode ser que agora, passados 2 anos, ele avalie que a cirurgia já é indicada.

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Beto

É possível que possa ser melhorado o resultado da cirurgia. Porém não é possível dizer o que deve ser feito sem examinar o paciente. Espero que compreenda.

Sugiro consultar-se com um cirurgião plástico para que você seja examinado e para que seja possível determinar o que deve ser feito e o quanto é possível melhorar o resultado da cirurgia.

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Nos casos em que o aumento do peito se deve apenas ao acúmulo de gordura (pseudoginecomastia) a lipoaspiração isoladamente é suficiente.

Att,

Anônimo disse...

Boa tarde Dr.

Estou fazendo exames preparatórios para a cirurgia de ginecomastia, em consulta meu Cirurgião disse que eu deveria fazer lipoaspiração, o que me custaria R$ 3.000,00, não sou gordo só tenho um pouco de bariga(bem pouco)gostaria de saber se o resultado da cirurgia sem a lipo seria satisfatório ou não? já que a mesma esta coberta pelo meu plano de saúde.

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Não é possível afirmar sem antes examiná-lo se uma lipoaspiração oferecerá um melhor resultado ou não. Espero que compreenda.

Att,

Anônimo disse...

Olá doutor, fiz a cirurgia de ginecomastia à uma semana, fiz do lado direito, e gostaria de saber se posso me masturbar ou fazer sexo?

mas se for me masturbar vai ser com o braço esquerdo.

Neemias Carmo disse...

Caro Doutor!
Tenho 16 anos e já faz uns dois anos que tive um aumento nas glâdulas mamárias, já passei com um médico endocrinologista e já fiz uma mamografia ai ele me encaminhou para um mastologista...
Gostaria de saber se é mesmo necessário passar com o mastologista ou pedir logo encaminhamento para um cirurgia.
Já estou cansado disso! eles ficam passando de um para outro e fora que só a consulta com um mastologista é 500,00 e já sei que meu problema é Ginecomastia por isso quero saber se é mesmo necessário fazer esta consulta, e se fizer o que posso esperar ? Gostaria de fazer logo uma cirurgia pois coça,dói muito e fora a vergonha de andar sem camisa =(

Grato.
fico no aguardo.

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Como não participei de sua cirurgia e tão pouco estou acompanhando sua recuperação pós-operatória, não tenho com dizer se você está ou não liberado para qualquer tipo de atividade.

Esta responsabilidade compete ao seu cirurgião plástico. Sugiro conversar com ele sobre o assunto.

Att,

Anônimo disse...

Olá doutor, Fiz a cirurgia de ginecomastia dia 29 de dezembro, vai fazer um mês ainda, mas o bico dele ainda ficou fundo e meio encolhido. e quando apalpo ele, ao redor é meio duro. Isso é normal ficar meio fundo ou não?

CARLOS KAUAK disse...

OI DR EU FIZ ESSE COMENTARIO:(CARLOS disse...
OI,Dr,MEU NOME É CARLOS, EU TENHO GINECOMASTIA DESTE MEUS 13 ANOS.QUANDO TINHA 14 ANOS FUI AO MEDICO, A ENDOCRINOLOGISTA AI ELA DISSE SO RESOLVIA CIRURGIA, QUANDO TINHA 15 ANOS APARECEU UM PEQUENO NODULO FUI AO MEDICO CIRUGIÃO AI ELE DISSE QUE ERA DE CARNE AI ELE TIROU E DISSE QUE TAVA NA PELE, POIS EU ESTOU COM 18 ANOS E APARECEU OUTRO MAIOR POUCA COISA FUI AO MESMO MEDICO AI ELE PASSOU ULTRASON,NAO FIZ AINDA A ULTRASON, MINHA PERGUNTA É A MINHA GINECOMASTIA TEM TEDENCIA DE CRIA NODULOS? E POSSO FAZER A CIRURGIA?
SOU DA PARAIBA, INTERIOR.
OBRIGADO!)


AI EU FIZ O EXAMES O RESULTADO JA ESPERAVA, GINECOMASTIA BILATERAL E TAMBEM DOIS NODULOS NAO ESPECIFICO NO EXAMES DISSE QUE PODE SER SOLIDO OU DE PELOTA DE GORDURA, QUERO SABER QUERO SE O MEU CASA É CIRURGIA, E SE POSSO TIRA AS GLANDULAS MAMARIAS?

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Neemias

Acredito que você deva perguntar ao seu endocrinologista o motivo pelo qual ele o encaminhou a um mastologista e se esta consulta é indispensável.

Infelizmente não posso dar uma opinião contrária a do colega sem nunca ter sequer examinado você. Espero que compreenda.

Att,

Anônimo disse...

Olà doutor tenho ginecomastia ja fui no medico moro no rio de janeiro fui no pedro hernesto no mastologista fiz exame de sangue e ultra nas mamas mais la parou de marca para o mastologista e nem deu para o medico ver meus exames estou desesperado com isso logo agora q eu pensei q ia resolver osenhor tem alguma orientação para me dar isso parece engraçado mais uma coisa q eu sempre sonhei e andar na rua sem camisa ir a praia q e muito raro eu ir obrigado pela atenção doutor meu email joe_xaveco@hotmail.com

joe disse...

Olà doutor tenho ginecomastia ja fui no medico moro no rio de janeiro fui no pedro hernesto no mastologista fiz exame de sangue e ultra nas mamas mais la parou de marca para o mastologista e nem deu para o medico ver meus exames estou desesperado com isso logo agora q eu pensei q ia resolver osenhor tem alguma orientação para me dar isso parece engraçado mais uma coisa q eu sempre sonhei e andar na rua sem camisa ir a praia q e muito raro eu ir obrigado pela atenção doutor meu email joe_xaveco@hotmail.com

Anônimo disse...

caro dr . carlos


fiz a cirurgia da ginecomastia a mas de 2 meses ja voltei ate a malhar so q nao fico da forma com eu queria pois ele so fez a lipo e na retirou a glandula na academia comentaram q existe um tratamento com tamoxifeno e resolveria o pouco resto q sobrou q foi so o mamilo inchado para frente pois ele retirou toda a gordura e so mamilo q esta me incomodando tratamento com tamoxifeno resolve ?

Anônimo disse...

ola dr. entao eu tenho a aréola inchada e ppoco de peito mais peito axo que eh normal oke eeh isso, isso tem cura ou preciso fazer a cicurgia

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Não é possível dar uma opinião se o seu resultado é normal ou não sem examiná-lo e sem saber qual técnica cirúrgica foi realizada. Espero que compreenda.

Além disso, 1 mês de pós-operatório ainda é muito sedo para avaliar-se o resultado de uma cirurgia. Sugiro que tenha paciência e converse a respeito com seu cirurgião plástico.

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Olá Carlos

Não é possível dar uma opinião sobre a indicação de uma cirurgia baseado apenas no laudo de um exame. É imprescindível examinar o paciente.

Sugiro procurar um cirurgião plástico para que você seja examinado e para que o exame de ultrassonografia seja avaliado.

A cirurgia de correção da ginecomastia consiste na retirada do tecido mamário. Sendo assim, caso a cirurgia esteja indicada, sua glândula mamária será removida.

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Joe

Seu comentário foi respondido via email conforme solicitado.

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

Creio que 2 meses ainda e sedo para avaliar-se o resultado. Seu peito pode ainda estar um pouco inchado.

Não é possível dizer se o tamoxifeno está indicado no seu caso sem examiná-lo. Espero que compreenda

Att,

Dr. Carlos André Meyer disse...

Caro Anônimo

É impossível dizer se algo é normal ou não sem examinar o paciente

Sugiro procurar um endocrinologista para ser avaliado.

Att,